PROGRAMAÇÃO

DIA 07/02/2020 (sexta-feira)

--> ATRAÇÃO MUSICAL

NATAN FREITAS - Country, Folk, Rock e Blues. (das 19:30 às 22h)

--> ABERTURA, MESA REDONDA, OFICINAS e PALESTRAS

1) Mesa Redonda: Desafios e impactos regionais para a formação de roteiro turístico cervejeiro.

A proposta dessa mesa redonda é promover uma reflexão sobre a operação turística de roteiros cervejeiros na Mantiqueira. Minas Gerais é um dos mais importantes estados na demanda por registros de rótulos de cerveja artesanal no país, e a Mantiqueira reúne várias cervejarias em operação formal. Como integrar esses empreendimentos em um roteiro organizado? Como se preparar e o que é necessário para receber turistas desse segmento? Quais impactos são previstos? Como minimizar os negativos? Quais são os desafios da região na formatação e operacionalização de um roteiro? Para discutir esses aspectos, convidamos o professor do Centro Universitário SENAC Campos do Jordão-SP, Ricardo Barbosa, estudioso do turismo como vetor de desenvolvimento em Gonçalves e entorno; a especialista em pesquisa gastronômica no SENAC MG Vani Pedrosa; o engenheiro agrônomo responsável pela primeira variedade de lúpulo brasileiro e produtor de cerveja artesanal Rodrigo Veraldi, e o cervejeiro de Gonçalves Bruno Faria, da cervejaria 3 Orelhas, trazendo sua experiência em fazer e servir cerveja no mesmo espaço. A cerveja é a bebida nacional e cada vez mais aquela produzida de forma artesanal ganha espaço de forma irreversível, no mundo como aqui, resistindo de forma bem humorada e agregadora, irmanando seguidores em confrarias e mesas com copos de bebida de qualidade! Local: Salão de Convenções do Restaurante Vida Verde. Data e horário: Dia 07/02, das 19:30 às 21h. Obs.: Poderão participar desta mesa redonda maiores de idade que tiverem o ingresso do dia 07/02. Número máximo de participantes: 25 pessoas. 

2) Titulo: Degustação de pratos preparados com cerveja.

Ministrante: Luciano Avellar, profissional do SENAC-MG. Chef Executivo de Cozinha do Senac Minas, e professor de gastronomia, Luciano Avellar tem formação em Administração, MBA em Gestão Gastronômica e Hoteleira e teve seus primeiros contatos com a cozinha durante o curso de Cozinheiro no Hotel Senac Grogotó em Barbacena - MG e se aperfeiçoou na famosa Escola de Hotelaria Do Porto, em Portugal. Com a experiência adquirida à frente de vários restaurantes no Brasil e na Europa, hoje o Chef além de atuar na Instituição SENAC MG, ajuda empresários do setor de alimentação fora do lar a melhorarem seus cardápios e resultados, através do trabalho de sua empresa de consultoria a "Avellar Consultoria". Local: Salão de Convenções do Restaurante Vida Verde. Data e horário: Dia 07/02, das 21:15 às 22h. Obs.: Poderão participar desta oficina maiores de idade que tiverem o ingresso do dia 07/02. Número máximo de participantes: 25 pessoas.

__________________________________________________________

DIA 08/02/2020 (sábado)

--> ATRAÇÃO MUSICAL:

MARCELO DESIDÉRIO - voz e violão. (das 13 às 16h)

BANDA SAMBARELOVE - (das 18 às 21h)

--> OFICINAS e PALESTRAS:

1) Titulo: "Um hobby divertido de fazer Cerveja em casa"

Ministrante: Fernando Schmidt, publicitário, professor universitário e cervejeiro desde 2013, faz suas cervejas na cidade de Paraisópolis, no sul de Minas e tem como objetivo montar uma cervejaria. Sinopse: Irá mostrar ao público presente como começar a fazer a sua cerveja em casa e quais os equipamentos necessários, e como fazer a sua própria cerveja pode mudar o seu hábito de tomar cerveja. Local: Salão de Convenções do Restaurante Vida Verde. Data e horário: Dia 08/02, das 16:00 às 17:00. Obs.: Poderão participar desta oficina maiores de idade que tiverem o ingresso do dia 08/02.

2) Título: "Brassagem: o ínicio de uma boa cerveja"

Ministrante: Júlio Cesar Sartori, cervejeiro da Cervejaria Confra da Mantiqueira, faz suas cervejas há mais de 10 anos. Em meados de 2015, partiu para montar sua própria Cervejaria e após obter registro no MAPA passou a distribuir suas cervejas na Serra da Mantiqueira mineira e no seu bar próprio em Campinas-SP. Sinopse: Experiência prática e sensorial na produção de cerveja artesanal, da brassagem ao envase. Local: Salão de Convenções do Restaurante Vida Verde. Data e horário: 08/02, das 13:30 às 15:00. Obs.: Poderão participar desta oficina maiores de idade que tiverem o ingresso do dia 08/02. 

3) Título: "Serviço de Cerveja: Copo certo não é frescura!"

MinistranteElvis Campello, formado em Hotelaria, Pós-graduado em Docência em Gastronomia com extensão universitária em Jornalismo Gastronômico. É Bartender, Maitre, Sommelier de cervejas, Sommelier de cachaças e Barista; além de professor nos cursos de bebidas (cerveja, cachaça e bartender) há 15 anos. Sinopse: Na degustação de cervejas, o copo ou taça correta interfere na percepção do aroma, formação e manutenção da espuma e até na temperatura da cerveja, além de vários outros aspectos. Venha entender como o serviço correto deixa mais marcante a experiência de consumo de uma cerveja artesanal. Local: Salão de Convenções do Restaurante Vida Verde. Data e horário: 08/02, das 19:00 às 20:00. Obs.: Poderão participar desta oficina maiores de idade que tiverem o ingresso do dia 08/02. 

4) Titulo: Harmonizações inusitadas: Doces com cerveja.

Ministrante: Luciano Avellar, profissional do SENAC-MG. Chef Executivo de Cozinha do Senac Minas, e professor de gastronomia, Luciano Avellar tem formação em Administração, MBA em Gestão Gastronômica e Hoteleira e teve seus primeiros contatos com a cozinha durante o curso de Cozinheiro no Hotel Senac Grogotó em Barbacena - MG e se aperfeiçoou na famosa Escola de Hotelaria Do Porto em Portugal. Com a experiência adquirida à frente de vários restaurantes no Brasil e na Europa, hoje o Chef além de atuar na Instituição SENAC MG, ajuda empresários do setor de alimentação fora do lar a melhorarem seus cardápios e resultados, através do trabalho de sua empresa de consultoria a "Avellar Consultoria". Local: Salão de Convenções do Restaurante Vida Verde. Data e horário: Dia 08/02, das 18:00 às 18:45. Obs.: Poderão participar desta oficina maiores de idade que tiverem o ingresso do dia 08/02. Número máximo de participantes: 25 pessoas.

5) Titulo: Preparações surpreendentes: Drinks com cerveja.

Ministrante: Thiago Azevedo, profissional do SENAC-MG. Maitre do Hotel Escola Senac Grogotó. Thiago Azevedo tem passagens por hotéis em Belo Horizonte e São Paulo, sempre atuando como Maitre e com grande fascínio pela arte da mixologia de drinks e também é encantado pela bebida de mais de 6000 anos que é a preferência nacional, a cerveja. Local: Salão de Convenções do Restaurante Vida Verde. Data e horário: Dia 08/02, das 20:15 às 21h. Obs.: Poderão participar desta oficina maiores de idade que tiverem o ingresso do dia 08/02. Número máximo de participantes: 25 pessoas.

-> DIA DE CAMPO:

Título: Fusão Sensorial - Cervejas & Queijos Especiais

Ministrante: Mariângela Abreu, Beer Sommelier pelo Senac /Doemens Academy e tem Extensão Universitária pela Unicamp em Produção de Cerveja Artesanal. É formada em Engenheira de Alimentos também pela Unicamp e atualmente é Produtora Rural, produzindo Queijos de Ovelha em seu sítio, em Gonçalves/MG. Sinopse: Rótulos de Cervejas Artesanais em boa companhia de Queijos Curados de Ovelha, uma celebração à Mantiqueira! Princípios de harmonização, estilos de cerveja, famílias de queijo, o que faz dar bom casamento...Inscreva-se, você vai gostar! Local: Sítio São João das Três Ovelhas. Valor: R$90,00 por pessoa; Data e horário: 08/02, das 10:30 às 12:30. Obs.: 1) Dia de campo não incluso no valor do ingresso do evento, deverá ser pago à parte; 2) Proibida a participação de menores e entrada de Pets; 3) Mínimo de 10 e máximo de 25 participantes.

Obs.: Inscrições do DIA DE CAMPO devem ser pelo whatsapp: 35 99845-8798 (Enviar: NOME, RG, TELEFONE)

__________________________________________________________

DIA 09/02/2020 (domingo)

--> ATRAÇÃO MUSICAL:

ALEXANDRE ZAMMAT - Blues e Country. (das 13 às 16h)

--> OFICINAS e PALESTRAS:

1) Titulo: "Cogumelos - da produção ao prato."

Ministrante: Felício Vitor da Costa, nascido e criado em Gonçalves, formado em administração de empresas e produz cogumelos a 3 anos e meio. Sinopse: Um pouco do agronegócio e sugestões de consumo, e como avaliar um cogumelo na hora da compra, e claro, uma harmonização com boas cervejas. Local: Salão de Convenções do Restaurante Vida Verde. Data e horário: Dia 09/02, das 13:30 às 14:30. Obs.: Poderão participar desta oficina quem tiver o ingresso do dia 09/02.

2) Titulo: "Queijos e Cervejas Artesanais da Mantiqueira"

Ministrantes: Vitor Pompeu, chef de cozinha no restaurante Sauá e Pousada Bicho do Mato (Gonçalves-MG), além de sócio do Restaurante Moringa Mantiqueira (Campos do Jordão-SP). Realiza um trabalho de fortalecimento e valorização de produtores e elementos conectados a cultura caipira da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e região. Fernando Oliveira, professor da área de Bebidas, Sala e Bar do Centro Universitário Senac de Campos do Jordão, Sommelier, Consultor e idealizador do projeto "Do Pé ao Copo". Um dos idealizadores e gestores de eventos pioneiros na região, como os Circuitos Regionais "Cervejas da Mantiqueira" e "Vinhos da Mantiqueira e Colheita de Inverno" realizados pelo Senac Campos do Jordão. Em seu trabalho valoriza a cultura de origem das bebidas e o respeito por quem produz. Além da experiência de harmonização entre comida e bebida. Sinopse: Degustação comentada que proporcionará uma vivência que evidencie e valorize o diferencial dos produtores locais, trazendo sugestões de harmonizações entre Cervejas e Queijos da Mantiqueira. Local: Salão de Convenções do Restaurante Vida Verde. Data e horário: Dia 09/02, das 15:00 às 16:00. Obs.: Poderão participar desta oficina quem tiver o ingresso do dia 09/02.

-> DIA DE CAMPO:

Título: "Oliveiras e Lúpulo: uma experiência na Mantiqueira "

MinistrantesElda e Carlos Diniz, proprietários da Fazenda Jequitibá (Casa Mantiva), com um olival de mais de 8 anos e uma pequena produção de lúpulo há 7 anos. O casal receberá Elvis Campello (bartender, maitre, sommelier em cerveja e cachaça, além de barista) para harmonizar seus produtos com cerveja.  Sinopse: Visita guiada à propriedade produtiva de azeite de oliva, azeitonas e lúpulo, nos arredores de Gonçalves, incluindo visita ao lagar de azeite e degustação harmonizada com cervejas artesanais da Zalaz. Local: Fazenda Jequitibá - Casa Mantiva. Valor: R$60,00 por pessoa; Data e horário: 09/02, das 10:30 às 12:15. Obs.: 1) Dia de campo não incluso no valor do ingresso do evento, deverá ser pago à parte; 2) Proibida a participação de menores e entrada de Pets; 3) Mínimo de 08 e máximo de 20 participantes.

Obs.: Inscrições do DIA DE CAMPO devem ser pelo whatsapp: 35 99845-8798 (Enviar: NOME, RG, TELEFONE)